1 de out. de 2010

Albert Collins, U2, Julie Andrews, Ali x Frazier, Ibrahim Sued, The Who, Bryan Adams, Bon Jovi, Sade, Marcos Valle

"E ademã, que eu vou em frente."

*****

Outro dia fui surpreendido em uma loja de CDs (sim, algumas ainda existem) com esse disquinho acima. Trata-se de nova coleção da EMI, no estilo "dois em um". A maior parte dos títulos é dispensável, eis que os CDs ainda se encontram em catálogo, em edições muito mais bem acabadas, caso dos essenciais "Minas" e ""Geraes", de Milton Nascimento. Mas esse de Marcos Valle (foto acima) vale muito a pena. O CD duplo apresenta os álbuns "Marcos Valle" (1970) e "Garra" (1971) na íntegra. O primeiro nunca havia sido lançado em CD. O segundo estava fora de catálogo fazia um bom tempo. São dois dos melhores álbuns da discografia impecável de Marcos Valle. E atenção que a tiragem é limitada.

E olha que delícia essa música aqui...



*****

DE VOLTA II: Sade anunciou a sua primeira turnê em dez anos. A cantora marcou dez datas para divulgar o álbum "Soldier of love", que, segundo a Nielsen Soundscan, vendeu 1,3 milhão de cópias somente nos Estados Unidos. A primeira apresentação acontece no dia 16 de junho do ano que vem, em Baltimore, e a última, a 30 de agosto, em Anaheim, na Califórnia.

*****

A quem interessar possa, o videoclipe da nova música do Bon Jovi, "What do you got?".



*****

Sai no dia 01º de novembro, o novo álbum de Bryan Adams. "Bare bones" (capa acima) foi gravado durante a turnê acústica do cantor canadense, que aconteceu nesse ano. O disco conta com 20 músicas, incluindo alguns dos principais sucessos de Adams, como "Heaven" e "(Everything I do) I do it for you". As faixas de "Bare bones" são as seguintes: "You've Been A Friend To Me", "Here I Am", "I'm Ready", "Night To Remember", "It Ain't A Party (If You Can't Come 'Round)", "(Everything I Do) I Do It For You", "Cuts Like A Knife", "Please Forgive Me", "Summer Of '69", "Walk On By", "Cloud Number 9", "It's Only Love", "Heaven", "Right Place", "The Way You Make Me", "The Only Thing That Looks Good On Me Is You", "You're Still Beautiful To Me", "Straight From The Heart", "I Still Miss You...A Little Bit" e "All For Love".

*****

DE VOLTA: A banda The Who anunciou que vai retornar às suas atividades no ano que vem. No site oficial da banda, o vocalista Roger Daltrey disse que o guitarrista Pete Townshend está escrevendo novas músicas. Daltrey também afirmou que a banda deve cair na estrada no ano que vem. A ideia é apresentar alguns álbuns clássicos na íntegra, como "Quadrophenia" e "Tommy". "Estamos ainda planejando como será o nosso próximo ano. Mas vamos fazer algo", disse o vocalista. Seria lindo um show do The Who no Rock in Rio, não?

*****

E para finalizar as efemérides de hoje, lembro aqui do grande Ibrahim Sued, o mais importante colunista social do jornalismo brasileiro. Diziam que ele era capaz de errar ortografia até mesmo quando falava. Mas se o português não era muito o seu forte, as suas colunas eram deliciosas. Assim como as matérias que ele fez para o Fantástico nos anos 70, e que estão por aí espalhadas pelo YouTube. Sued morreu há 15 anos. "Olho vivo, que cavalo não desce escada". Ah, só uma observação: esse vídeo abaixo é IM-PER-DÍ-VEL!



"Sorry, periferia!"

*****

Fãs de boxe, atenção! No dia 01º de outubro de 1975, aconteceu a que é considerada a maior luta de boxe de todos os tempos. Na época, a maior rivalidade (tipo um Rocky Balboa contra Apollo Creed) era entre Muhammad Ali e Joe Frazier. E a rivalidade ia além dos limites do ringue, com Ali, inclusive, fazendo vários comentários racistas com relação a Frazier em entrevistas. Era uma guerra de nervos mesmo. Pois bem, em 1971, houve o primeiro combate entre eles. Frazier levou a melhor. Três anos depois, foi a vez de Ali derrubar o seu oponente. A grande revanche aconteceu há 35 anos, nas Filipinas ("The thrilla in Manila"). Estavam previstos 15 rounds, mas no intervalo entre o 14º e o 15º, Frazier jogou a toalha. Fantástico!



*****

E, olha só, hoje é dia de uma pessoa muito importante comemorar 75 anos. Nome? Julie Andrews. Essa sim merece aquele título de diva. Grande atriz, excelente cantora, linda... O que mais, hein? Ajudem, ajudem... Filmes marcantes? "Mary Poppins", "The sound of music" (também conhecido como "A noviça rebelde"), "Victor/Victoria", "Positivamente Millie"... Sua lista de prêmios é imensa, incluindo vários Emmy Awards, Laurel Awards, Globos de Ouro, e o Oscar de melhor atriz, em 1965, por "Mary Poppins". Há uns 15 anos, mais ou menos, tive a oportunidade de assitir "Victor/Victoria", na Broadway, com a própria Julie Andrews. Esse é o tipo de coisa que a gente tem que colocar no currículo.



*****

Os boatos dando conta de um show do U2 em São Paulo no primeiro semestre do ano que vem estão cada vez mais fortes. Mas enquanto nada é confirmado, lembro aqui que uma das obras-primas da banda irlandesa faz aniversário hoje. "The unforgettable fire", quarto disco de estúdio da banda, chegou às lojas no dia 01º de outubro de 1984. Um dos álbuns mais adorados pelos fãs da banda, ele traz clássicos que, até hoje, são lembrados em vários shows do U2, como "Pride (In the name of love)" e "Bad". Na atual turnê, um dos momentos de maior impacto é a canção "The unforgettable fire", que estava fora do roteiro das apresentações da banda irlandesa havia anos. No ano passado, saiu lá fora, um box especial do álbum, com um CD bônus de faixas raras e um DVD com um documentário da gravação do álbum. Prato cheio para os fãs.





*****

E vamos começar falando de música, claro. Hoje, comemoramos os 78 anos do nascimento de um grandes mestres do blues: Albert Collins. Nascido no Texas, Collins - também conhecido como "The ice man" ("O homem de gelo") - teve John Lee Hooker como a sua principal influência, e depois foi o mestre de gente como Robert Cray, Stevie Ray Vaughan e Jonny Lang. Collins morreu no dia 24 de novembro de 1993, aos 61 anos, em decorrência de um câncer no pulmão. Caso você não conheça nada de sua obra, eu recomendo o DVD "Albert Collins: Live At Montreux 1992", que saiu uns dois anos atrás no Brasil, ou seja, molinho de encontrar.



*****

Bom dia, pessoal. Opa, mais um fim de semana chegando, hein... Será que o tempo abre? Hoje é dia de todo mundo voltar do trabalho feliz pra casa, né? Como diz um amigo meu, com o "camarão" no bolso. Hehehe... Bom, mas voltando à vaca fria, o que temos de bacana nesse dia 01º de outubro, hein? Vamos começar dando os parabéns às pessoas idosas. Sim, hoje é o Dia Internacional das Pessoas Idosas. A data foi aprovada pela ONU em 1990. E até hoje eu não sabia disso. Então, gente, especialmente hoje (e sempre, claro), vamos respeitar os velhinhos. Vamos ajudá-los a atravessar a rua. Vamos ajudá-los a subir no ônibus. E, principalmente, não vamos perder a paciência. Não se esqueçam: um dia também seremos que nem eles.