7 de mai. de 2010

Brahms, Tchaikovsky, Elisete, Garotinho, George Harrison, Oasis, Scissor Sisters, Roger Waters, Legião, RHCP, Muse, Eminem, Van Halen, QOTSA

E já que todo mundo só fala em Copa, a foto acima é do Ipod que a Apple está lançando em homenagem ao Bobby Moore, capitão da seleção inglesa campeã da Copa de 1966. Bonitinho, não?

*****

RELANÇAMENTO: Josh Homme, do Queens Of The Stone Age, disse ao NME que a sua banda relançará o álbum "Rated R" (2000), um dos melhores álbuns da década passada, na minha opinião. Além de suas canções originais, o disco virá com lados B e gravações ao vivo. Ainda não há data certa de lançamento, mas Homme acredita que será em julho.

*****

Vocês já ouviram a primeira demo da história do Van Halen? Ao que parece, ela foi gravada entre 1973 e 1974, e se chama "Glitter". Os vanhalenmaníacos também garantem que o baixista que tocou nessa demo foi Mark Stone, já que Michael Anthony só entraria na banda depois.



*****

O MERCADO MANDA: A Billboard elegeu Eminem o "artista da década". Motivo: ele foi o artista que mais vendeu nos últimos dez anos, nos Estados Unidos. Pobres de nós.

*****

MAIS MUSE: "Neutron Star Collision (Love Is Forever)" é o nome da nova música do Muse, que fará parte da trilha sonora do filme "Eclipse". A música estreia no dia 17 de maio, enquanto o filme entra em cartaz no dia 08 de junho. Os dois filmes anteriores da saga "Crepúsculo" também tinham músicas do Muse.

*****

O baterista Chad Smith, do Red Hot Chili Peppers, disse que a sua banda começará a gravar um novo álbum "dentro de algumas semanas". Segundo o músico, o grupo já está pensando em músicas novas desde outubro passado. O produtor desse novo disco será Rick Rubin. "A pré-produção vai levar alguns meses, mas acredito que em julho a gente já esteja trabalhando de verdade nas faixas. Temos muito material, provavelmente umas 20 músicas", disse Smith ao Music Radar. O baterista também falou sobre o novo guitarrista do RHCP, que substituiu John Frusciante, Josh Klinghoffer. Segundo Smith, Josh é "uma força criativa". "Ele vai tocar guitarra, compor, cantar e tocar teclados", completou. O último álbum do RHCP foi "Stadium Arcadium", lançado em 2006.

*****

Ontem eu corri ouvindo o show da Legião Urbana no Metropolitan em 1994 - o CD duplo se chama "Como é que se diz eu te amo". Cada dia que passa eu fico mais revoltado de nunca ter sido lançado um DVD decente e oficial com o show completo. A Bandeirantes filmou. Sem dúvidas foi um dos grandes shows que já vi.



*****

As Pussycat Dolls informam que encerraram as suas atividades. Alguém vai sentir falta?

*****

SAIA JUSTA: Roger Waters deu uma bola fora nessa semana. Para promover a sua nova turnê, na qual reconstituirá o álbum "The wall", o ex-Pink Floyd contratou diversas pessoas para colar cartazes promocionais nos muros de cidades norte-americanas. Entretanto, um muro em Los Angeles causou toda a confusão. Tratava-se do memorial (foto aqui) ao falecido cantor e compositor Elliott Smith. Os cartazes foram retirados e Waters já pediu desculpas, mas David Gilmour deve estar rindo até agora do mico.

*****

PARA O LIXO: Jake Shears, do Scissor Sisters, revelou que a banda engavetou algumas de suas sessões de gravação. Segundo o cantor, elas estavam "abaixo da média" da banda, e não acha correto lançar um material assim. "Trabalhos em um disco durante um ano e meio, mas achamos melhor arquivá-lo. Acabei me mudando para Berlim durante uns meses, e decidimos começar um novo álbum. Começamos em junho passado, e está indo muito rápido", disse ao portal Yahoo.

*****

Ah, o título do livro do ex-baterista do Oasis, Tony McCarroll será "Oasis: The Truth, the Noel Truth, is Nothing Like the Truth". Isso aí deve ter mais babado do que quinze edições do The Sun... O livro será lançado no dia 04 de outubro, na Grã-Bretanha.

*****

Será que vai prestar?

*****

Para os saudosistas de plantão (como eu), uma ótima notícia: Globo lança canal a cabo com reprise de novela e séries. Só quero saber quando é que vão reprisar "Vale tudo", "Top model" e "Roque Santeiro". Hahaha...

*****

No dia 07 de maio de 1973, George Harrison lançava uma de suas canções mais bonitas: "Give me love". Ela foi lançada originalmente no álbum "Living in the material world" e chegou ao primeiro posto da parada britânica de singles. E vale lembrar que a gravação de Marisa Monte, no álbum "Barulhinho bom" (1996) também ficou muito bacana.



*****

E sabe quem nasceu no dia 07 de maio de 1940? Hein, hein? O grande José Carlos Araújo, o radialista que já me deixou várias vezes com o coração na mão, principalmente na época em que frequentava o Maraca com o meu radinho de pilha que arranhava a minha orelha. O engraçado é que acabei de lembrar ao Trajano e ao Dudu, no "Pontapé Inicial", da ESPN Brasil, e eles citaram o aniversário de José Carlos Araújo, o verdadeiro "Garotinho". Mais 70 anos de vida para o José Carlos Araújo!



*****

No dia 07 de maio de 1990, o Brasil perdeu uma de suas maiores vozes. Elisete Cardoso partiu dessa para melhor há exatos 20 anos, deixando, pelo menos, três álbuns clássicos, que eu recomendo aqui: "Canção do amor demais" (1958), "Elizeth sobe o morro" (1965) e "Ao vivo no Teatro João Caetano" 1968, volumes I e II, ao lado do Zimbo Trio e de Jacob do Bandolim). E para quem quiser conhecer um pouco a história de Elisete, eu recomendo (recomendo mesmo!) o ótimo livro do jornalista e pesquisador musical Sérgio Cabral, "Elisete Cardoso - Uma vida", que está sendo relançado agora.



*****

E vamos começar por onde hoje? Os fãs de múscia clássica podem celebrar. Dois de seus maiores expoentes nasceram no dia 07 de maio. Em 1833, foi a vez de Johannes Brahms. Em 1840, Piotr Il'yich Tchaikovsky. Do primeiro, a minha peça predileta é a primeira sinfonia, verdadeira catedral sonora que tive a chance de conferir ao vivo com a Sinfônica de Varsóvia, no Theatro Municipal daqui do Rio, há uns dois anos. Já Tchaikovsky é um dos meus compositores de ópera predileto. A sua "Eugen Onegin" é um dos maiores clássicos da ópera - quem não conhece a "Polonaise"?? Saindo da ópera, vale a pena conferir a sinfonia nº 5 e o concerto para piano e orquestra do compositor russo. E sem falar no balé (que não faz muito meu estilo) "O lago dos cisnes".



*****

Opa! Demorou, mas finalmente chegou essa sexta-feira, hein? O que que vai ser desse fim de semana? Por enquanto, vale a pena conferir o Tom Zé, no "Pontapé Inicial", na ESPN Brasil.

Um comentário:

Anônimo disse...

Jamais poderia deixar de passar aqui e deixar uma mensagem......Andá com fé eu vou....
Que a fé não costuma faiá..bjo no queixo ;*