15 de out. de 2008

DADOS DE VENDA ON-LINE DE “IN RAINBOWS” SÃO DIVULGADOS

No ano passado, o Radiohead surpreendeu a indústria fonográfica, ao lançar o seu novo disco, “In Rainbows”, em formato digital através de seu site, facultando ao consumidor a pagar o preço que desejasse pelo arquivo. Hoje, Jane Dyball, diretora da Warner Chappell, empresa responsável pelo lançamento de “In Rainbows”, afirmou que a maioria dos fãs não pagou um único centavo pelo download do álbum.

Entretanto, a venda on-line do disco gerou mais dinheiro do que a venda total de “Hail To The Thief”, álbum anterior do Radiohead, lançado em 2003. Ou seja, para a banda, que não quis revelar o preço médio que o fã pagou para baixar o disco, a estratégia de lançamento de “In Rainbows” foi um grande sucesso.

De acordo com Dyball, tanto a Warner quanto o Radiohead estavam monitorando diariamente a média de preço pago pela versão digital do álbum. E se o valor não fosse satisfatório, eles estavam preparados para cancelar o sistema de download. Contudo, ambos ficaram satisfeitos com o valor médio pago pelos fãs.

A possibilidade de download através do site oficial do Radiohead só foi cancelada após três meses, quando o álbum foi lançado fisicamente nas lojas, ocasião em que alcançou o topo das paradas de disco dos Estados Unidos e do Reino Unido.

Apesar de a Warner Chappell e do Radiohead terem concluído que o formato de lançamento de “In Rainbows” foi um sucesso, a banda não informou se pretende fazer algo similar quando do lançamento de seu próximo álbum.

Nenhum comentário: