8 de ago. de 2008

THE POLICE FAZ, EM NOVA YORK, ÚLTIMO SHOW DE SUA CARREIRA

Na noite de ontem, o Madison Square Garden presenciou (mais) um momento histórico. Dessa vez, foi o derradeiro show da carreira do The Police (foto acima), que, após 150 shows em uma turnê mundial de 15 meses, encerrou os seus trabalhos em definitivo.

Durante o show, Sting agradeceu bastante aos seus colegas de banda pela “afinidade musical, companheirismo e compreensão”. Mas não deixou de fazer uma piada: “O maior triunfo mesmo dessa turnê foi nós não termos estrangulado uns aos outros. Mas não vou dizer que isso não passou pela minha cabeça, ou pela de Andy [Summers] ou pela de Stewart [Copeland]”.



O repertório da turnê foi basicamente o mesmo durante toda a turnê. As únicas exceções foram a entrada de “Hole In My Life” e a saída de “Spirits In The Material World” a partir da perna européia; e a inclusão de “Demolition Man” e a saída de “Synchronicity II”, já nos últimos shows da turnê. Mas para o show de ontem, a banda liderada por Sting reservou algumas surpresinhas para o público.

Logo de cara, a banda atacou com “Sunshine Of Your Love” (vídeo abaixo), clássico do Cream, ex-banda (também trio) de Eric Clapton. E já no bis, o The Police mandou “Purple Haze”, de Jimi Hendrix, que, aliás, já fez parte do repertório de alguns shows de Sting durante a turnê “The Soul Cages, no início dos anos 90.



Outro momento bem diferente do show, e um tanto bizarro, foi quando Sting teve a sua barba feita por duas loiras em trajes bem sugestivos. A cena, que foi gravada nos camarins, levou o público ao delírio ao ser transmitida pelos telões do lotado Garden. Após, o baixista ganhou um beijo na boca do baterista Stewart Copeland.



No roteiro do show esteve presente a maior parte dos sucessos do The Police, como “King Of Pain”, “Can’t Stand Losing You”, “Every Breath You Take”, “Walking On The Moon” e “Message In a Bottle”. Esta última contou com a participação especial da banda do departamento de polícia de Nova York (vídeo abaixo). Em “Every Little Thing She Does Is Magic”, as três filhas de Sting invadiram o palco para dançar.



Ao final da apresentação, após o costumeiro encerramento com “Next To You”, uma avantajada cantora de ópera subiu ao palco para cantar a música tema do desenho animado do Gaguinho (da Looney Tunes), que, ao final, diz “That’s All Folks”. A banda saiu do palco e Sting disse: “Madison Square Garden! Centro da cidade, centro do mundo. Boa noite!”.



O The Police originalmente se separou em 1984. No ano passado eles se reuniram novamente para uma turnê mundial, que foi vista por aproximadamente 3,7 milhões de pessoas e arrecadou 181 milhões de libras (o equivalente a 560 milhões de reais). A turnê do conjunto de Sting, Andy e Stewart foi a terceira que mais arrecadou na história, ficando atrás apenas da “Bigger Bang Tour”, dos Rolling Stones, e da “Vertigo Tour”, do U2.

A partir do dia 07 de outubro, estará à venda nos Estados Unidos, exclusivamente nas lojas Best Buy, o pacote com CD e DVD “The Police: Certifiable”, com a íntegra do show realizado em dezembro passado em Buenos Aires, bem como um filme documentando toda a turnê. Ainda não há previsão de lançamento no Brasil.

Abaixo, o set list do último show do The Police:
1) “Sunshine of Your Love”
2) “Message in a Bottle”
3) “Walking on the Moon”
4) “Demolition Man”
5) “Voices Inside My Head” / “When the World Is Running Down, You Make the Best of What's Still Around”
6) “Don’t Stand So Close to Me”
7) “Driven To Tears”
8) “Hole in My Life”
9) “Every Little Thing She Does Is Magic”
10) “Wrapped Around Your Finger”
11) “De Do Do Do, De Da Da Da”
12) “Invisible Sun”
13) “Can't Stand Losing You” / “Reggatta de Blanc”
14) “Purple Haze”
15) “Roxanne”
16) “King of Pain”
17) “So Lonely”
18) “Every Breath You Take”
19) “Next To You”

Nenhum comentário: