28 de ago. de 2008

PINK FLOYD RECEBE PRÊMIO NA SUÉCIA

A lendária banda progressiva ganhou o prestigioso prêmio Polar Music Prize, em cerimônia realizada na Suécia, ontem. A homenagem foi concedida pela contribuição da banda para a música popular. Roger Waters e Nick Mason estiveram em Estocolmo para receber o prêmio das mãos do rei Carlos Gustavo XVI.

De acordo com o site do Polar Music Prize, “o prêmio de 2008 foi atribuído ao grupo britânico Pink Floyd devido a sua monumental contribuição através de décadas para a fusão entre arte e música, em benefício da cultura popular. Através de extensa experimentação sonora, eles capturaram o humor e o espírito de toda uma geração nas suas reflexões e atitudes. O Pink Floyd conseguiu evoluir e criar uma empolgante música e álbuns no decorrer dos anos. Quando o rock n’ roll se desenvolveu, o Pink Floyd foi primordial na formação de sons que viriam influenciar novos artistas para sempre”.

O baixista e vocalista Roger Waters dedicou o prêmio à sua mãe, dizendo que “se existe alguma humanidade e empatia no meu trabalho, o que eu penso que há, eu acho que devo isso a ela”.

Pelo prêmio, a banda ainda recebeu 175 mil dólares, o que equivale a 280 mil reais.

+++++

Às vésperas da estréia da exposição que celebra a vida de Syd Barrett, em Cambridge, a sua irmã Rosemary Breen falou que Syd nunca almejou a fama. Ela também acredita que uma mistura de LSD com estafa causou os seus problemas de saúde em 1968.

“Syd ainda enxergava a música como algo que vinha do coração. Mesmo quando as coisas corriam mal, ele não se importava. A fama era a última coisa que ele queria. Ele nunca precisou disso porque, desde criança, sempre foi rodeado por pessoas que realmente o adoravam. Depois que ele retornou para Cambridge [em 1981], ficou muito tímido e recluso por causa de sua saída da banda. Ele não demonstrava interesse no Pink Floyd. Se alguém o chamasse, ele nunca atenderia. Ele era o Pink Floyd”, escreveu sua irmã no site do Mirror.

A exibição sobre a vida de Syd Barrett será realizada na cidade de Cambridge e vai do dia 22 de outubro ao dia 01º de novembro. Maiores informações, aqui.

Nenhum comentário: