20 de ago. de 2008

LOBÃO ATACA JOÃO GILBERTO E A BOSSA NOVA EM ENTREVISTA

Em entrevista concedida neste último fim de semana a Ricardo Schott, do Jornal do Brasil, Lobão criou mais algumas polêmicas. Com a sua sempre afiada língua, dessa vez sobrou para João Gilberto, a Bossa Nova e para o ex-Ministro da Cultura Gilberto Gil. O estilo de vida dos cariocas também não foi poupado.

Quando Schott comentou sobre a gravação feita por João Gilberto da canção “Me Chama” (de autoria de Lobão), o compositor carioca respondeu: “Na verdade ele assassinou a música, né? Cortou até o ‘nem sempre se vê lágrimas no escuro’, porque não entendeu. Tem que dessacralizar esse cara e essa coisa da bossa nova, que não passa de uma punheta que se toca de pau mole. Não tem ninguém que o João Gilberto tenha chamado mais para ir na casa dele do que eu. E eu nunca fui”.

A seguir, discorreu sobre o estilo musical criado por João Gilberto. “Bossa nova é uma língua morta, assim como essas bandas de choro e samba que existem hoje, que ficam tocando naquele lugar sujo que é a Lapa. Tem que parar com essa coisa de ficar lambendo o saco de ‘universotário’ marxista branquelo, essa coisa ‘loser’ manos, petista, que virou maioria no Brasil. Porque o Brasil é o país da culpa católica, um país em que se valorizam as pessoas feias”.

Sobre Gilberto Gil, Lobão também não deixou por menos. “O Gil, cara... isso vem, para mim, antes de ele ser ministro. Ele é falso, vem com aquele discursinho de ‘a rebimboca da parafuseta’ e não fala coisa com coisa. E ficam as pessoas falando ‘Nossa, você viu como ele é culto, como fala bem?’. O Gil não fala nada, enrola todo mundo. O Caetano é que é legal. A gente já brigou muito mas ele vai lá, fala, se defende”.

A entrevista completa pode ser lida no site do Jornal do Brasil.

10 comentários:

Anônimo disse...

O Lobão é um babaca.Acho ridiculo ele achar que só porque ELE não gosta de bossa nova,ela não deve existir!!!Se ele n gosta,não ouça.Milhões de pessoas no Brasil e no mundo todo(inclusive vários roqueiros internacionais) gostam.E elas tb podem ter um opinião.Lobão acho que é Deus...Triste como ainda tem tanta gente burra,preconceituosa e prepotente no mundo.

Clarissa. disse...

O Lobão é sincero, mas seus comentários são sempre infelizes...
Não acho a música dele grandes coisas,ele é mais famoso pelas polêmicas que cria do que por sua música...
aliás quem é ele pra falar mal de João Gilberto?

Anônimo disse...

Eu penso que João Gilberto é um chato que se acha o deus da música por ter copiado umas dissonantes no violão com uma espécie de batida envergonhada do samba. Toda vez que alguem dá uma "classiamediazada" em algo autentico a mídia baba em cima. Lobão pode e deve falar o que pensa democraticamente. Ninguem é santo mesmo nessa história.

Marcus Lotfi disse...

Lobão é um homem de comentários infelizes. Impressionante é o contraste das composições de Lobão, das quais gosto, e o que ele fala a respeito do que não gosta. É um cara inteligente, um cara foda. Mas simplesmente não entendo esses comentários boçais que ele faz a respeito de tudo o que define os moldes culturais do Rio de Janeiro. Sei lá, acho estranho demais pra dizer: "Lobão é um babaca", ou "Lobão está certo". Tem muito pouca lógica nesse caldeirão pra chamar a mistura de "frapê de coerência".

Anônimo disse...

João Gilberto é muito bom no que faz, pare e escute com atenção, poucos conseguem tocar como ele, e menos ainda cantar, e não falo das quebradas de tempos na melodia mas sim da entonação e afinação mesmo, aquele suingue da batida do violão é fantástico, mas se vc não prestar atenção não vai perceber, passa batido, se ouvir com o pensamento de por que diabos dizem que ele é tão genial, já esta pedindo pra nçao ouvir nada...

disse...

ah, porra!
o lobão esculacha logo, parece que voces não conhecem.
mas não tenham dúvidas de que ele está certo. temos que dessacralizar esses caras mesmo. tanto o joão, quanto o gil, o caetano, o chico, ou qualquer outro.
e essa metáfora sobre bater punheta com o pau mole até que foi uma boa definição da bossa nova.

Anônimo disse...

"Quanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada,ou quase nada"

Anônimo disse...

"Quanta gente existe por aí que fala tanto e não diz nada, ou quase nada"

Anônimo disse...

bate-bocas à parte, a música de Lobão é limitada pelo sua musicalidade de roqueiro num páis cuja mais notável contribuição já é, e tende a ser cada vez mais, na linha do samba-choro-bossa-etc...

Lobbista disse...

O Lobão é um cara controvertido, e acho isso muito bom. Tem que rolar polêmica mesmo... Lógico que se alguem defender Neonazismo por aí tem que ser preso porque não dá para pregar qualquer coisa. Mas eu acho que ele tá afim de "confundir e não explicar, como dizia o Chacrinha"...