27 de ago. de 2008

DVD: “NOITES DE GALA, SAMBA NA RUA” (MÔNICA SALMASO) – MAIS DO MESMO HONESTO

Muita gente diz que já é lugar comum na Música Popular Brasileira, disco em homenagem a Chico Buarque. Também pudera, até mesmo porque também é lugar comum dizer que Chico é um dos maiores poetas da história da nossa música, ao lado de lendas como Ary Barroso, Noel Rosa, Vinicius de Morais e Dorival Caymmi. Assim, nada mais justo que esses tributos que volta e meia pipocam por aí.

No ano passado, Mônica Salmaso mostrou a sua visão acerca da obra de Chico, no CD “Noites de Gala, Samba na Rua”. Na verdade, a cantora, em 2004, já havia realizado shows com canções de Chico. Dois anos depois, o próprio Chico Buarque a convidou para participar do CD “Carioca”, entoando, ao seu lado, a bela “Imagina”, que fecha o álbum. Após tudo isso, Mônica Salmaso antecipou o seu projeto de gravar um disco-tributo ao compositor e, ao lado da excelente banda Pau Brasil, fez um trabalho muito coerente e honesto.

O DVD segue a mesma linha do CD, com todas as suas 14 faixas repetidas no vídeo (em ordem diferente) e mais um tema de autoria de Paulo Belinatti, integrante da excelente banda Pau Brasil, que acompanhou a cantora tanto no CD quanto no DVD. Aliás, seria injusto não citar aqui todos os integrantes do grupo instrumental: Nelson Ayres (piano), Paulo Bellinati (violão), Teco Cardoso (sopros), Rodolfo Stroeter (baixo) e Ricardo Mosca (bateria e percussão). A banda é tão boa – ela chega a dar nova vida a algumas batidas canções do repertório de Chico –, que a ótima voz de Mônica Salmaso, em vários momentos, chega a ficar em segundo plano.

O repertório do DVD está muito bem balanceado, de forma que todas as fases da carreira do poeta são privilegiadas. Dos anos 60 (com gemas como “Bom Tempo” e “Quem Te Viu, Quem Te Vê”) até os 90 (“Você Você”), passando pela barra pesada da década de 70 (“Partido Alto” e “Basta Um Dia”) e por muita coisa dos 80, em especial “Beatriz” e “Ciranda da Bailarina”, duas canções compostas para o “Grande Circo Místico”, todas as facetas de Chico Buarque estão bem representadas.

Os grandes destaques do DVD são o arranjo cheio de sutilezas de “Construção”, a lúdica “Ciranda de Bailarina, a deliciosa “Logo Eu?”, com o seu não menos delicioso arranjo, todo calcado na percussão e no sax barítono e o show do baixista Rodolfo Stroeter em “Morena dos Olhos d’Água”.

A direção de Mario de Aratanha traduz bem o espírito conservador do show, que mais parece um recital. Nos extras do DVD, entrevistas com a cantora e os membros do Pau Brasil.

Para quem gostou do CD, o vídeo, apesar de não trazer nada de novo, é válido para que novas nuances do trabalho sejam mais bem compreendidas. Mas para quem não curtiu o CD (ou não agüenta mais escutar tributos em homenagem ao compositor carioca), o DVD acaba sendo mais do mesmo. Melhor esperar pelo novo trabalho de Mônica Salmaso. De preferência ao lado do Pau Brasil novamente e com canções inéditas.

Cotação: ***

2 comentários:

Anônimo disse...

alguém disse que o novo grande disco de mônica salmaso ainda virá. e acho que concordo, a cantora ainda promete, apesar de tudo o que faz ser irretocável.
acho, no entanto, que o lado B, de chico buarque deveria ter sido explorado mais.... enfim, o disco é bom de se ouvir e o dvd bom de se ver...

Anônimo disse...
Este comentário foi removido pelo autor.