Como já era de se esperar, o mais do mesmo acabou vencendo o Prêmio Multishow. A cerimônia aconteceu ontem, no Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e vários artistas competiram em dez modalidades diferentes. Como já era de se esperar, não houve surpresas. Tendo em vista que o voto era popular, os artistas com o maior número de fãs faturaram a estátua. (Ou algum tolinho achava que Caetano Veloso ia ter mais votos do que Di Ferrero, do NX Zero?)
Qualquer premiação no mundo da música é sempre muito bem-vinda. Mas, a verdade é que o prêmio Multishow se destaca como o mais previsível de todos. Por exemplo, na lista de cantoras indicadas, estavam Ana Carolina, Claudia Leitte, Ivete Sangalo, Maria Rita e Vanessa da Mata. Mas previsível, impossível. No ano que vem, no mínimo três dessas cinco estarão presentes novamente na lista. Alguém tem dúvidas disso? Provavelmente Maria Rita também será indicada pelo DVD ao vivo que acabou de gravar. E nos outros quesitos, pode apostar que o “Multishow Ao Vivo” do Capital Inicial que está prestes a sair vai faturar o prêmio de melhor DVD. Isso se a Ivete não lançar nenhum até lá...
Aliás, mesmo com o voto popular a emissora acabou se dando bem, com dois produtos seus ganhando troféus: melhor DVD (“Multishow Ao Vivo no Maracanã”, de Ivete Sangalo) e melhor show (“Dois Quartos”, de Ana Carolina, que gerou há pouco o DVD “Multishow Ao Vivo”).
Talvez os únicos prêmios que tenham sido exceção foram o de melhor música e o de melhor CD. Vanessa da Mata, com a sua “Boa Sorte / Good Luck” (em dueto com Ben Harper), conseguiu bater NX Zero, Babado Novo e, até mesmo, Ivete Sangalo. O CD “Samba Meu”, de Maria Rita, também conseguiu superar artistas como Pitty, Capital Inicial e Vanessa da Mata.
No resto, não houve maiores surpresas. Charlie Brown Jr. levou o prêmio de melhor videoclipe, Ivete os de melhor DVD – será que alguém imaginava que o excelente DVD “Ao Vivo No Rock In Rio 1”, dos Paralamas do Sucesso, poderia bater o de Ivete? – e melhor cantora, embora nesse quesito a concorrência com outros artistas bastante populares tenha sido acirrada – Ivete competiu com Claudia Leitte e Ana Carolina.
Para melhor show, Ana Carolina levou a melhor, embora um dos melhores shows da carreira de Rita Lee (“Picnic”) tivesse concorrido. O NX Zero também deve ter suado para levar o troféu de melhor grupo, competindo com CPM 22, Jota Quest e Charlie Brown Jr. O seu vocalista também se deu melhor do que Dinho Ouro Preto e Chorão. Samuel Rosa e Caetano Veloso corriam por fora. A revelação Strike bateu revelações bem superiores, como a cantora Ana Cañas e o sambista Diogo Nogueira. E no quesito melhor instrumentista, Radamés Venâncio levou a melhor. Para quem perguntou quem é Radamés Venâncio, a resposta é óbvia: ele é pianista da banda de Ivete Sangalo. Batata! Imagina se o excelente guitarrista Davi Moraes teria vez...
Curioso observar como o site de relacionamentos orkut foi o principal responsável pelo resultado do Prêmio Multishow. Na comunidade de Ivete Sangalo, por exemplo, os seus zelosos moderadores criaram um tópico pedindo para os seus membros votarem na cantora baiana. Desde o dia 23 de abril, tal tópico teve, até o término da votação, 2.256 comentários. Os moderadores tiveram o cuidado de instruírem os seus participantes: “Só é aceito um voto para cada email criado. Para votar mais de uma vez, criem tantos emails puderem (sic). É preciso que nós fãs tenhamos consciência de que para vencer esse prêmio não adianta votar uma vez e achar suficiente. Votem muito!”
Na mesma comunidade, em menos de 24 horas, 2.636 pessoas comentaram sobre o prêmio em um único tópico. Na maior comunidade de Ana Carolina, aconteceu algo parecido: 1.102 comentários em menos de 24 horas também. Na do NX Zero, 2.631 comentários em poucas horas, para o tópico “Prêmio Multishow 2008”.
Sugiro que no ano que vem, ao invés de perder tempo com votação popular, o Multishow premie diretamente os artistas com maiores comunidades do orkut.
2 de jul. de 2008
MULTISHOW PREMIA OS MAIS POPULARES
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário