18 de jul. de 2008

CHINA RESTRINGE SHOWS INTERNACIONAIS

Em decorrência do show da cantora islandesa Bjork no início do ano, a China restringiu os shows de artistas estrangeiros em seu território. O governo disse que banirá qualquer artista que “ameace a sua soberania nacional”.

A declaração foi postada hoje no site oficial do governo chinês. Nela está escrito que os artistas poderão ser banidos nas províncias de Hong Kong e de Taiwan também. O estopim da medida foi o show de Bjork, durante o qual a cantora apoiou a independência do Tibete, que vive em constante conflito com a China.

“Qualquer artista que estiver envolvido em atividades que ameacem a nossa soberania nacional não será aceito em nosso país”, escreveu o ministro da Cultura chinês na declaração. Os artistas que, durante as suas apresentações, propaguem o “ódio étnico ou violem a política religiosa ou cultural ou ainda defendam o feudalismo, a obscenidade e a superstição” também serão banidos.

Além disso, o governo afirmou que terá que aprovar o repertório dos shows de artistas internacionais.

Após o anúncio das medidas, a cantora Bjork declarou: “Para mim, canções como ‘Declare Independence’ são sobre humanidade. Eu defendo o que eu disse no show”.

Nenhum comentário: