4 de jun. de 2008

NA FALTA DOS ORIGINAIS...

Foi só lançarem dois filmes falando sobre o Joy Division, que a sua gravadora não perdeu tempo e colocou nas prateleiras mais uma coletânea da banda. Discutir o mérito e a importância (apesar da curta carreira e apenas dois discos de estúdio lançados) do Joy Division aqui, seria perda de tempo. Todos sabemos que a banda liderada por Ian Curtis influenciou – e continua influenciando – gerações de novas bandas.

O suicídio do líder, quando ele tinha apenas 23 anos de idade, é um outro fator que justifica a aura que cerca a banda. Tanto que com apenas dois álbuns de estúdio (e alguns singles lançados separadamente), a sua gravadora ainda se anima a colocar no mercado a quarta coletânea da banda, e isso sem contar com o fundamental box de quatro CDs, “Heart And Soul”, de 1997.

A coletânea “The Best Of Joy Division”, ora lançada no mercado nacional pode se justificar para a pessoa que não tem nenhum CD do Joy Division e quer ter uma noção do trabalho da banda que originou o New Order. Se bem que a tal noção é até boa demais, tendo em vista que não é muito comum uma banda que tenha apenas dois discos de estúdio, lançar uma coletânea... dupla! Enfim, pelo menos no segundo CD, a gravadora se preocupou em colocar as sessões realizadas no programa de rádio de John Peel, que estavam, havia alguns anos, fora de catálogo. E como os discos da banda, “Unknown Pleasures” (1979) e “Closer” (1980), só mesmo se forem importados, até que “The Best Of” chega a ser um bom investimento para quem não tem nada do Joy Division em sua discoteca.

Quanto ao repertório do álbum duplo, é mais do mesmo explicar a importância de músicas como “Love Will Tear Us Apart”, “Transmission” e “Digital” para os conjuntos de rock que surgem até hoje. Tanto que bandas como Smashing Pumpkins, Radiohead, Nine Inch Nails, Massive Atack e U2 não se cansam de prestar homenagem a ela em seus shows. E isso sem contar com o New Order que, até hoje, não dispensa, canções como “She’s Lost Control” e “Love Will Tear Us Apart” em suas apresentações.

E para quem não conhece Joy Division e é fã de Legião Urbana, essa coletânea é uma ótima pedida para que descubra como tudo começou...

Abaixo, o videoclipe do clássico “Love Will Tear Us Apart”.

Cotação: ****1/2

2 comentários:

Unknown disse...

Uma correção. Com a morte Ian Curtis os demais integrantes da banda formaram o New Order. Então o New Order não poderia jamais ter originado o Joy Division.

Luiz Felipe Carneiro disse...

Oi Fredyson!
Sim, bobagem minha... Escrevi "banda originária do New Order" quando, na verdade, quis dizer, "banda que originou o New Order".
Já corrigi.
Obrigado!