8 de mai. de 2008

REVIRANDO OS BAÚS

A moda começou com a banda Kiss que lançou três boxes de DVDs com apresentações ao vivo raras da banda (“Kissology” volumes 1, 2 e 3). O Iron Maiden também vem fazendo o mesmo, com os DVDs “The Early Days” e “Live After Death”. Agora é a vez de mais duas bandas que dispensam maiores comentários fazerem a mesma coisa. O AC/DC ataca com “Plug Me In” (em versões dupla e tripla) e o Ramones vem com o duplo “It’s Alive: 1974-1996”, que cobre a trajetória da banda entre os mais de vinte anos de sua existência.

“Plug Me In” trás apresentações do AC/DC entre 1975 e 2003. O primeiro DVD cobre o período em que Bon Scott foi o vocalista da banda. Dentre os destaques, “High Voltage”, filmada em 1975, no “King Of Pop Awards” australiano, e a sempre bem-vinda “The Jack”, filmada na Alemanha, em 1979, em um dos últimos shows com Bon Scott a frente da banda. A qualidade das imagens é muito boa levando-se em conta a idade das mesmas. Apenas as duas canções filmadas em St. Albans High School, em 1976 (“School Days” e “T.N.T.”) são bastante sofríveis. O resto desce muito bem. Já o segundo DVD diz respeito aos anos em que Brian Jonhson liderou a banda. Começando pelos shows da turnê do célebre disco “Back In Black” (com trechos de apresentações em Tóquio e nos Estados Unidos) até o “Stiff Upper Lip Tour” filmado em Paris, Munique e Toronto, o DVD faz um bom apanhado na carreira da banda, merecendo ainda destaque trechos de um show em Moscou em 1991.

No exterior existe ainda uma edição de luxo que conta com um terceiro DVD (além de um bonito box, com libreto e alguns mimos, como réplicas de crachás “access all areas” e pôster) com um show completo no Houston Summit, em 1983, além de mais trechos de apresentações ao vivo, como “Bad Boy Boogie” filmado em Glasgow em 1978, e uma versão de “Highway To Hell” registrada em Dublin no ano de 1996.

O DVD dos Ramones não fica atrás de “Plug Me In”. Mas “It’s Alive: 1974-1996” tem um problema sério: a qualidade das imagens é bastante sofrível No final das contas, pode-se dizer que apenas 20% do DVD contém uma qualidade realmente boa de áudio e vídeo. Os mais fanáticos provavelmente não vão se importar muito. Mas fato é que fica muito cansativo assistir a quase cinco horas de imagens toscas e com um áudio extremamente abafado.
Apesar disso, o que se salva no DVD é digno de entrar para a antologia do punk. Um exemplo: o mítico show no The Rainbow, no reveillon de 1977, e que se transformou no álbum “It’s Alive”. No DVD constam 14 canções desse show (que já vale o preço do DVD), como “We’re a Happy Family”, “Pinhead” e “Commando”.

Outro show bem interessante (apesar de curto; apenas três canções) é o filmado no estádio do River Plate, em março de 1996, em uma das últimas apresentações da banda. Aqui fica claro o quanto a banda punk cresceu a ponto de substituir lugares como o pequeno CBGB (no DVD aparecem algumas imagens filmadas nessa casa, em 1976) por grandes estádios. A versão de “Blitzkrieg Bop” filmada em Buenos Aires é arrasadora e fecha bem o DVD.
Agora seria legal se as duas bandas se animassem para fazer igual ao Kiss e lançassem os volumes 2, 3, 4...

Cotação: AC/DC: *****

Ramones: ****

2 comentários:

Anônimo disse...

Naum concordo.
Achei o do Ramones muito melhor que do Ac/Dc.

Anônimo disse...

tambem achei o dvd do ramones melhor que do acdc achei um grande exagero dizer que apenas 20% do dvd tem imagem e som de boa qualidade impressionante como não mencionaram o show do us festival que para mim foi um dos destaques desse dvd esse show está com imagem e som excelentes