E lá se vão 16 anos que a febre da “axé-music” começou. E para comemorar a efeméride, a Sony/BMG colocou no mercado o DVD do show “O Canto da Cidade”, da “rainha” desse (tão amado e tão odiado) gênero musical, Daniela Mercury. O DVD vem devidamente acompanhado de uma versão remasterizada do disco de estúdio.
As imagens do DVD, na verdade, foram extraídas de um especial da Rede Globo, que filmou o espetáculo em uma Praça da Apoteose absolutamente lotada. E, através dele, é possível notar como, àquela época, a “axé-music” (ou melhor, Daniela Mercury) estava com tudo. As participações especiais de Antônio Carlos Jobim (em dueto com a baiana em “Águas de Março”) e de Caetano Veloso, em um tosco videoclipe (no melhor estilo daqueles veiculados pelo “Fantástico”) da canção “Você Não Entende Nada”, provam isso.
É interessante reparar como a estética desses shows de “axé-music” permanece a mesma. Tudo o que a gente vê em um show de Ivete Sangalo hoje, já era feito por Daniela Mercury – com muito mais naturalidade, diga-se de passagem – àquele tempo. Pena que os Jobins e Caetanos de outrora tenham sido trocados pelos Buchechas e Saulos de hoje. Tirando o início do DVD – insuportável, com dezenas de fãs fazendo os mais diversos elogios à baiana –, o resto (não a sua totalidade) até que não incomoda.
No repertório do show aparecem algumas coisas do CD que ora estava sendo lançado, como “O Canto da Cidade” e “O Mais Belo dos Belos”. Lógico que o primeiro sucesso de Daniela, “Swing da Cor”, também está lá no DVD. Tudo isso dá para ouvir e até mesmo achar bom, se formos comparar com as canções do carnaval baiano de hoje.
Mas o que não dá para achar nem um pouco bom são as versões de “Sociedade Alternativa / Maluco Beleza” e de “Há Tempos” (será que Renato Russo gostou disso à época??)
Cotação: ***
13 de mai. de 2008
DANIELA MERCURY FESTEJA OS 16 ANOS DE AXÉ-MUSIC
Marcadores:
Daniela Mercury
Assinar:
Postar comentários (Atom)
12 comentários:
Ha, peralá... Vai dizer que Daniela Mercury é melhor que Ivete? Fala sério, cara.
Sim
Daniela é melhor q Ivete/piriguete.
Daniela é bem melhor que Ivete!
Quem dizer o contrário é bonequinha da mídia!
Pois é sr. Luis Filipe Carneiro:
"Mas o que não dá para achar nem um pouco bom são as versões de “Sociedade Alternativa / Maluco Beleza” e de “Há Tempos” (será que Renato Russo gostou disso à época??)". Como Daniela afirmou, falta crítica especializada no país. Ruim é achar que tudo que é feito lá fora é bom, e menosprezar o que é feito aqui!!!É por isso que vocês torçem o nariz pra música baiana e seus artistas, pois não dependem mais do eixo Rio-São Paulo para terem suas músicas sendo divulgadas, e claro é reconhecida no mundo inteiro. Por sinal, você sabia que o dvd "Canto da Cidade" foi presenteado por mim, a um grande escritor e reporter Italiano chamado Gian Franco Bianco da tv Rai. E que Daniela é uma artisa que dentre outas parcerias já cantou com Ray Charles e Paul McCarteney.Como sempre a crítica é burra, mas os feitos da trajetória desta grande cantora mereçem destaques!!!!
Jader Gonçalves
http://br.geocities.com/elevadormercury/daniela.html
SM DANIELAAA É BM MELHOR KI A TAL DA IVETE SANGALO...FALA SERIO DANIELA É A RAINHA.....IVETE SO É MAIS UMA CANTORA DE AXE...ATE CLAUDIA LEITTE CONSEGUIU FAZER SUSCESSO EM TAO POUCO TEMPO....IVETE DEMOROU 10 ANOS PRA CONSEGUIR UM SUSCESSO...
DANI RAINHAAA
Não tem nada a ver dizer que quem acha Ivete melhor é bonequinho da mídia...coisa nenhuma!Gosto de Daniela sim, como cantora..SÓ!Por que fora do palco, não existe mais
mulher "estrela"(que se acha) do que ela!E para ser um artista completo e realmente bom no que faz ele tem que mostrar oque sabe não só no palco mas qdo vai se relacionar com o público com o povo,por que a final,oq seria de um artista sem o seu público?!E aqui pra nós,não existe nesse país uma pessoa,um artista que saiba fazer isso melhor do que Ivete Sangalo.E a cada dia que passa ela vem colhendo oque plantou,passando a ser a MAIOR e com certeza uma das MELHORES cantoras e artista do Brasil!(só quem é surdo e cego q n concorda)
Se esse sucesso fosse realmente modinha não estaria durando tantos anos..e nós brasileiro só devemos ter orgulho de ter na nossa riquissima vitrine artística a baianíssima Ivete!
QUE RIDÍCULO ISSO. ACORDA, você primeiro pracisa estudar, ter conhecimento das coisas para depois fazer um critica a alguem .. IVETE SANGALO é destaque no mundo meu beem NO MUNDOO. Faz um trabalho lindo .. natural . divertido . inteligente . CANTA MUUUITO BEM . é SUPER simpática .. É MELHOOR VOCÊ TER NOÇÃO DAS COISAS pra depois falar!
- Deisi Mendes!
É uma grande bobagem ficar comparando
Ivete e Daniela. Daniela Mercury não deve ser comparada à ninguém porque ela foi a primeira a trazer o conceito de megashows para o país, com sua voz e perfomance de bailarina inconfundíveis. Nesse momento ela faz a 13ª turnê internacional e tem uma carreira consolidada com qualidade musical e sem apelações. Recado pra mocinha que disse que Daniela é uma estrela: Em 2004, eu disse pra Daniela que eu pensava que ela fosse uma estrela(no sentido de alguém inatingível) e ela disse: " Eu sou uma estrela" e riu. Sempre foi simpática comigo e com todas as pessoas que eu conheço. Você é mais uma que nunca nem viu a cantora e sai falando bobagens.Acho que você espera que ela te chame de ordinária ou piriguete. Ela não fará isso porque é fina e elegante.
Daniela nunca cantaria "Não vale mais chorar por ele" e nem "Chupa toda". Ela está acima dessa baixaria que tomou conta da música baiana.
Prezado Luiz Felipe Carneiro,
Eu gostaria de pedir, por gentileza, que esclarecesse alguns pontos de seu texto.
Primeiro, quero dizer que, no que diz respeito à música e artes em geral, eu tento ser apartidário. Não sou fã de nenhum gênero específico e gosto da diversidade. O que me chama a atenção, no entanto, é que sempre que leio uma crítica sobre os artistas da tal "Axé Music," tenho a impressão de que os parâmetros usados para a análise desses artistas não são os mesmos usados para analisar artistas de outros gêneros. Por exemplo, quando o U2 lança um CD ou DVD, ninguém escreve:
"Interessante reparar como a estética desses shows de “ROCK AND ROLL” permanece a mesma. Tudo que a gente vê em um show do U2 hoje, já era feito pelos Rolling Stones ou pelo The Doors duas décadas antes."
Confesso que nunca li algo assim, mas quando o assunto é Axé Music, essas constatações parecem mais do que recorrentes no cenário do jornalismo do Brasil.
Nenhum crítico brasileiro escreve que para quase toda e cada banda brasileira de Rock and Roll ou Pop Rock, ou Punk Rock - incluindo-se a Legião Urbana - existe uma banda equivalente Inglesa, Canadense, Norueguesa ou Norte-Americana nas quais as bandas brasileiras baseiam-se fielmente, seja no estilo das letras, na sonoridade, no comportamento de palco, capa dos discos etc. Ninguém escreve isso, mas quando o assunto é Axé Music...
Pessoalmente, eu penso que dentre essas novas baianas, Pitty foi sem dúvida a mais esperta entre todas. Ninguém a crítica por tentar copiar o Nirvana, pois Nirvana é de Washington, tem cidadania norte-americana e canta Punk Rock, Rock Alternativo, Grunge ou sei lá mais o quê. Agora Daniela e Ivete, fico com pena delas. As artistas da Axé Music me parecem carregar uma maldição de nascença, algo rogado pela imprensa brasileira. Não importa o quanto elas se esforcem ou o quão diferentes enquanto artistas Daniela e Ivete possam ser, pois parece que receberão sempre essas mesmas críticas desinteressadas e norteadas por um desprezo e um desmerecimento que me parece quase sociológico. E isso simplesmente porque, diferentes da Punk Rock conterrânea, elas resolveram representar um estilo que surgiu no quintal da casa delas, algo desprovido de referência internacional e, portanto, uma música "submundo classe média-baixa brasileira e pior, baiana."
Fico me perguntando se para a imprensa atual Daniela Mercury e Ivete Sangalo são a mesma coisa, assim como como outrora consideravam que Clara Nunes e Beth Carvalho também o fossem. Não tem diferença nenhuma, diziam. É tudo samba, "coisa de crioulo," costumavam afirmar os membros da nossa refinada elite e imprensa. E me parece que eles continuam dizendo a mesma coisa hoje, só que usando outras palavras.
"Tirando o início do DVD...o resto (não a sua totalidade) até que não incomoda." Como consumidor, fiquei sem saber se deveria comprar o tal DVD ou não. O que você quis dizer com "até que não incomoda?" Quer dizer que você achou que seja um bom trabalho, mas por tratar-se de Axé Music, algo que sabemos não gozar de grande reputação, melhor ocultar-se sob eufemismos e não ser tão claro? Apenas achei esta declaração um tanto confusa.
Meu caro, obrigado por sua atenção e desejo-lhe grande sucesso e muitas alegrias em seu importante trabalho como formador de opinião.
Atenciosamente,
M. Bernes
sem sombra de dúvidas daniela mercury é a melhor cantora não só de axé como da mpb.tem uma tragetoria brilhante é a maior cantora brasileira fora do seu país.ela é a rainha do genero no qual a ivete também canta.
Sinceramente eu acho que a crítica deste jornalista é que sofre por falta de considerações novas. Ele se refere ao Axé Music exatamanete como tantos outros críticos brasileiros já fizeram, desde que este gênero musical estorou no Brasil. Embora Daniela e Ivete possam beber da mesma fonte - ou não - existe diferenças substânciais e conceituais no repertório de ambas e na forma de conceber um espetáculo.
Sergio vc foi muito feliz em seu comentário,concordo com tudo que disse...Só acrescento que acho lástimável um jornalista "críco" brasileiro ser tão desprovido de senso cultural e artístico.
Postar um comentário