15 de jul. de 2010

Marky Ramone, Samuel Rosa, Duro de Matar, Diogo Nogueira, Amy, Queensryche, Hendrix, Cribs, Strokes, Simonal, Arcade Fire, Waters+Gilmour, Weezer

Até semana que vem!!

*****

A boa notícia para os fãs do Weezer é que a banda de Rivers Cuomo vai lançar um novo álbum no dia 13 de setembro. Ele disse ao Newstimes.com que a banda, antes, vai assinar um contrato com um selo independente. A matéria completa pode ser lida aqui.

*****

Depois do pocket show no início dessa semana na Inglaterra, Roger Waters afirmou que o colega e (ex-?)desafeto David Gilmour vai participar de uma apresentação sua durante a turnê "The wall", que estreia em setembro. Segundo Waters informou em seu perfil no Facebook, Gilmour vai tocar guitarra em "Comfortably numb". Só resta saber em qual show...

*****

O Arcade Fire anunciou que o seu novo álbum, "The suburbs", com lançamento na primeira semana de agosto, terá oito capas diferentes. E elas estão aí em cima. Mas vem cá... São diferentes mesmo??

*****

Atenção fãs de Wilson Simonal: sai na semana que vem um álbum inédito em CD do cantor. "Mexico '70" foi gravado enquanto Simonal acompanhava a seleção brasileira durante a Copa do Mundo de 1970. Quando os seus filhos Max de Castro e Simoninha idealizaram o box com a coleção completa de Simonal na EMI, esse álbum estava perdido. Devidamente recuperado, "Mexico '70" chega às lojas com as seguintes faixas: "Aqui é o país do futebol", "Raindrops keep fallin' on my head", "Kiki", "Ave Maria no morro", "I'll never fall in love again", "Crioula", "Que pena (Ela já não gosta mais de mim)", "Aquarius / Let the sunshine in", "Garota de Ipanema", "Ecco il tipo che io cercavo", "As menininhas do Leblon" e "Eu sonhei que tu estavas tão linda".

*****

Julian Casablancas disse que o novo álbum dos Strokes será "fantástico". No momento, a banda de Nova York está no meio das gravações do sucessor de "First impressions of Earth" (2006). "Está dando trabalho. Está tudo muito bom. Eu ia fazer uma piada e dizer que foi um trabalho de parto, mas não, foi fantástico", disse à XFM. O álbum deve sair entre março e abril de 2011.

*****

Em chat realizado ontem pelo site Gigwise, no qual a banda The Cribs respondeu perguntas de seus fãs, houve uma revelação interessante. Gary Jarman disse que o próximo trabalho da banda poderá ser um álbum verdadeiramente pop. Segundo o seu irmão, o vocalista Ryan Jarman, o sucessor de "Ignore the ignorant" (2009) será "completamente diferente". "Eu penso que podemos fazer um álbum verdadeiramente pop, e não indie-pop", completou Gary.

*****

Os herdeiros de Jimi Hendrix estão sendo processados pelo músico Lonnie Youngblood, que alega que, nos anos 60, escreveu diversas músicas com Hendrix e não ganha direitos autorais. Uma das supostas parcerias, "Georgia blues", foi incluída na compilação "Martin Scorsese presents The Blues: Jimi Hendrix" (2003). Youngblood disse que não foi indagado quanto à autorização da inclusão da faixa na trilha sonora, e não teve o seu nome creditado no encarte do CD.

*****

O Queensryche (certamente a banda que fez o show mais chato que já vi na minha vida, no Rock in Rio de 1991) vai lançar uma edição comemorativa de 20 anos do álbum "Empire". O lançamento será no dia 13 de setembro, e contará com um CD bônus gravado ao vivo no Hammersmith Odeon, em Londres, no dia 15 de novembro de 1990. As faixas ao vivo são as seguintes: "Resistance", "Walk in the shadows", "Best I can", "The thin line", "Jet city woman", "Empire", "Roads to madness", "Take hold of the flame", "Silent lucidity" e "Hand on heart". No show do Rock in Rio, o Queensryche estava divulgando exatamente esse "Empire".

*****

SÓ PRA FICAR REGISTRADO: Amy Winehouse promete novo álbum para janeiro de 2011.

*****

No próximo dia 23 de julho (sexta-feira), Diogo Nogueira vai gravar, no Vivo Rio, o seu segundo DVD, "Sou eu". No roteiro, músicas de seu último álbum, "Tô fazendo a minha parte" (como a faixa-título e "Amor imperfeito), canções inéditas e algumas novidades, como "Deixa eu te amar" (Agepê), "Lama nas ruas" (Zeca Pagodinho / Almir Guineto) e um pot-pourri de sambas enredo históricos. O show também conta com a participação de convidados, cujos nomes não foram revelados. Na banda que acompanha Diogo, cracaços como Alceu Maia (cavaco), Dirceu Leite (clarinete, sax e flauta) e Fernando Merlino (teclados). Os ingressos variam entre R$ 40 e R$ 150 (com meia-entrada). Mais informações aqui.

*****

Agora eu vou falar um pouco de cinema. Vou dizer uma coisa: não conheço ninguém (ninguém!) com mais de 30 anos de idade que nunca tenha visto "Duro de matar". E mesmo quem não viu, dificilmente não conhece John McLane, o primeiro personagem realmente importante de Bruce Willis. O primeiro flme da série "Duro de matar" estreou exatamente no dia 15 de julho de 1988, e eu assisti no cinema - e certamente não tinha idade para entrar. O filme conta a história de um policial (John McClane), que vai visitar a esposa na Califórnia, e, durante uma festa, terroristas sequestram o prédio no qual o evento é realizado. McClane mata umas 78432903293 pessoas e consegue salvar o prédio. Emocionante, não? Para mim, o melhor filme de Natal ever... Hehehe...



*****

Ah, hoje eu quero homenagear aqui um cara que eu me amarro. Eu ainda me lembro do dia em que ganhei o CD de estreia do Skank. Foi um dos meus primeiros CDs, aliás. Acho que ninguém conhecia o Skank. E quem conhecia dizia que era cópia dos Paralamas do Sucesso. De fato, o primeiro álbum da banda mineira carece um pouco de originalidade. Mas os discos posteriores... O Skank mostrou que é possível fazer música bem popular com muita qualidade. De "É uma partida de futebol" a "Formato mínimo", cada uma do seu jeito, eu gosto de tudo o que o Skank faz. Seja popular ou algo mais sofisticado - aliás, repito aqui que "Cosmotron" é o melhor álbum brasileiro lançado na década de 00. Ah, e por que estou falando tudo isso? Porque, hoje, Samuel Rosa, vocalista, guitarrista e compositor do Skank, completa 44 anos. (Mas a cara continua quase igual a do encarte do primeiro CD...) Ah, e você sabia que ele é psicólogo??



*****

Hoje também é dia de o baterista Marky Ramone (preciso dizer o nome da banda?) soprar velinhas. Marky, que substituiu Tommy no Ramones a partir de 1978, completa 54 anos. Mesmo que tenha dado um tempo da banda entre 1983 e 87, Marky permaneceu no Ramones até o seu fim, em 1996. Aliás, que saudade dos shows do Ramones. Tive a oportunidade de assistir a dois, e de ainda participar de uma tarde de autógrafos com a banda. Meu "Brain drain" todo assinado está dentro do cofre! Depois, acho que só tive a chance de rever Marky Ramone em dois shows do Pearl Jam, no Rio e em Nova York. A técnica pode até não ser o seu forte. Mas quem consegue tocar as músicas dos Ramones igual a ele?



*****

Bom dia, pessoal! Como vamos, hein? Olha, já avisei aqui que estou viajando amanhã. Vou fazer o máximo para atualizar esse blog de vez em quando, mas não sei se terei muito tempo. Vou ver alguns shows nessas "férias" e, claro, sobre eles escreverei aqui. No domingo, as resenhas dos CDs serão publicadas normalmente. Mas nessa sexta e sábado, isso aqui vai ficar parado. Na metade da semana que vem, eu tento dar uma atualizada. Mas chega de papo furado. A imagem acima não é para sugerir que eu vá para a Holanda (até mesmo porque não vou para lá, hehe...). "A lição de anatomia do Dr. Tulp" é uma das principais pinturas do fantástico pintor holandês Rembrandt, que nasceu no dia 15 de julho de 1606. O seu museu (localizado na antiga residência do pintor) é um dos lugares mais especiais de Amsterdã, posso garantir. A imagem acima, uma de minahs preferidas, é de 1632, e retrata uma aula de anatomia de Nicolaes Tulp. O objeto da anatomia é o corpo de um assaltante que fora condenado à morte.