Para quem pensa que a moda dos discos ao vivo acontece apenas no Brasil, “Live From Philadelphia”, de John Legend, é um bom exemplo para se provar o contrário. O cantor que se tornou fenômeno nos Estados Unidos lançou dois bons discos de estúdio, Get Lifted” (2004) e “Once Again” (2006), e já partiu para um precipitado álbum ao vivo. Tudo bem que o imenso sucesso da turnê do disco de 2006 justificaria um registro (como o DVD que também já foi lançado), mas o CD ao vivo deixa uma sensação de quebra em uma obra que estava caminhando muito bem.O cantor negro de soul, que nasceu em uma noite de Natal em Ohio, possui hoje uma das vozes mais agradáveis do planeta. Seguindo o estilo de Marvin Gaye, Legend faz uma música de alta qualidade, como pode ser comprovado nas belas “Save Room” e “Heaven”, ambas de seu álbum “Once Again”. Seja em baladas (que constituem a maior parte de seu repertório), seja em músicas com mais balanço, Legend mostra sempre a mesma competência.
Com uma banda formada por um trio de metais e backing vocals, Legend deixa aflorar as melhores influências da soul-music e do rhythm & blues produzidos nos Estados Unidos nos anos 60. A dançante “Stereo” é um bom exemplo de como se deve fazer música soul atualmente. Quando Legend tenta fazer algo diferente disso, entretanto, o resultado não é dos melhores. “I Want You (She’s So Heavy)”, canção do disco “Abbey Road”, dos Beatles, não funciona em sua voz. E o resultado disso pode ser ouvido em “Live From Piladelphia”, quando é notável a falta de entusiasmo da platéia quando John Legend termina a canção. Não é à toa, que logo após, o cantor ataca com “Slow Dance”, uma das melhores canções de seu repertório.
Mas é inegável que os melhores momentos do show acabam sendo as baladas. Nelas, John Legend pode mostrar mais a sua grande extensão vocal e os seus dotes de instrumentista. “Coming Home”, por exemplo, quando Legend canta com a alma – poucos fazem isso – e toca um piano de primeira, talvez seja o melhor momento deste álbum ao vivo. Outro grande momento é o dueto de Legend com a cantora Corinne Bailey Rae, em “Where Is The Love”.
Em suma, se for para optar entre os formatos CD e DVD, lógico que o vídeo é mais interessante. E o CD pode ser um bom souvenir para quem teve a oportunidade de assistir a algum show da turnê. Mas o melhor mesmo é que Legend lance logo o seu próximo álbum de estúdio, com canções inéditas. Ele já está prometendo para o final desse ano. Será que vai cumprir a promessa?
Abaixo, o vídeo de “Coming Home”, extraído do DVD “Live From Philadelphia”.
Cotação: ****
Nossa...achei seu blog MUITO bom!!
ResponderExcluirMuito bom blog!!
ResponderExcluirParabéns
Desejas fazer uma parceria, meu amigo?
ResponderExcluirhttp://download.kit.blog.br
podemos trocar links rss (10?) assim nossos links ficam mais aparentes e dirigidos ao nosso público-alvo e muito mais eficazes.
Boa noite!
ResponderExcluirGostaria de saber se tem mais informações sobre a biografia de John Legend.Procurei em diversos locias e não encontrei.
Caso possa me ajudar mau email é rafa.noronha01@gmail.com
Abraço!